Como descartar microfones?

Como descartar microfones? Pode jogar no lixo orgânico comum junto de resíduos de alimentos e líquidos, ou devo separar para reciclagem? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de microfones, sempre pensando na melhor forma para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar microfones

Os microfones são produtos eletrônicos, portanto não devem nunca ser jogados no lixo comum, junto de resíduos orgânicos. Como contém partes de plástico, de metal e circuitos eletrônicos, vão levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras. Alguns possuem inclusive bateria interna, que podem contaminar o solo e rio local.

Apesar de ser produto eletrônico, os microfones não estão listados na Politica Nacional de Resíduos Sólidos, que especifica que os fabricantes devem disponibilizar logística reversa, para você devolver o produto quebrado para eles, e eles realizarem o descarte correto com reciclagem etc.

Como possui partes de plásticos e metal, talvez seja possível sua reciclagem, apesar de não aparecerem no site da Associação Brasileira de Reciclagem. Portanto, caso queira verificar, procure pela reciclagem de eletrônicos da sua cidade. Se não souber onde fica, entre em contato com a Prefeitura, pois eles possuem registro dessas empresas.

Como descartar microfones
Dicas para descartar microfones

Não havendo reciclagem de microfones na sua cidade, se o microfone ainda puder ser utilizado, doe para alguém que possa continuar utilizando, assim você evita o descarte desnecessário. Busque por instituições de caridade, locais que dão aula de música etc. Se o equipamento estiver com defeito, você pode buscar pela assistência técnica da marca, para saber se não querem ficar com o equipamento. Ou até assistência de outra marca que conserte microfones, em muitos casos eles consertam e revendem o equipamento.

Como, infelizmente, não existem muitas opções de descarte para microfones, recomendamos que evite ao máximo seu descarte.