Como descartar webcams

Como descartar webcams? Será que jogo no lixo de alimentos, que é recolhido pela coleta de lixo? Ou será que essas câmeras de computador podem ser recicladas? Neste post trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de webcams, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar webcams

As câmeras de computador, também conhecidas como webcams, são produtos eletrônicos, feitas de partes plásticas, de metal e circuitos eletrônicos. Não devem nunca ser jogadas no lixo comum, que é levado para o aterro sanitário, pois vão levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, alguns modelos possuem bateria interna, que podem vazar e contaminar solo e rio local, trazendo prejuízos para gerações futuras.

As webcams são consideradas câmeras externas, e estão listadas na Politica Nacional de Resíduos Sólidos. Neste caso, quando os produtos estão na lista, o fabricante precisa oferecer uma opção de logística reversa, mas nem sempre é o caso. Na logística reversa você devolve o equipamento para eles, e eles realizam o descarte consciente. Então, primeiro tente contato com o fabricante, para saber se possuem esta opção, assim você não joga o equipamento eletrônico no lixo.

Se o fabricante não der opção de logística reversa, procure por um posto de reciclagem de produtos eletrônicos da sua cidade. Normalmente a prefeitura possui cadastro desses tipos de empresas, basta entrar em contato que eles informam o endereço.

Como descartar webcams
Dicas para descartar webcams

Outra opção é fazer a busca por esta página da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Digite seu CEP e selecione câmera externa ou algo parecido, depois clique em “Encontrar pontos”. Eles vão mostrar no mapa todos os locais que aceitam o descarte de câmeras externas, os locais também aparecem listados na parte debaixo da página, com endereço completo. Também especificam se existe opção de coleta domiciliar.

Caso não exista reciclagem onde você mora, se a webcam ainda puder ser utilizada, doe para alguém que possa continuar utilizando. Evite o descarte desnecessário e o acúmulo de eletrônicos no aterro sanitário. Se a câmera estiver com defeito, recomendamos levar para alguma assistência técnica que conserte webcams, talvez eles aceitem ficar com o equipamento, para consertar e revender.