Como descartar churrasqueira a gás

Como descartar churrasqueira a gás? Devo jogar no lixo comum ou será que pode ser levado para reciclagem? Tem churrasqueira quebrada e não sabe o que fazer? Neste post trazemos algumas dicas de descarte consciente de churrasqueira a gás, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar churrasqueira a gás

A churrasqueira a gás é muito parecida da churrasqueira elétrica, a diferença é que nesta última existem circuitos eletrônicos, enquanto na churrasqueira a gás não. Como possui componentes de plástico e de metal, não deve ser jogada no lixo comum com resíduos de alimento. Pois no aterro sanitário irá levar centenas de anos para se decompor, trazendo problemas para gerações futuras.

Como é um produto grande e de difícil descarte, essas churrasqueiras fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que o fabricante precisa fornecer logística reversa para seus equipamentos. Ou seja, você pode enviar o equipamento para eles, e eles realizam o descarte correto com reciclagem, incineração ou da maneira recomendada.

Portanto, caso você possua alguma churrasqueira a gás que esteja com problema e não queira mais utilizar nem consertar, tente primeiro contato com o fabricante, para saber se eles possuem a opção de logística reversa.

Não havendo esta possibilidade ou caso o fabricante não exista mais, tente entrar em contato com a reciclagem de eletrônicos da sua cidade. Talvez possam recolher na sua casa, ou você levar até o local. Se não souber o endereço, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro dessas empresas.

Como descartar churrasqueira a gás
Dicas para descartar churrasqueira a gás

Outra maneira de encontrar postos de reciclagem de churrasqueira a gás é utilizando a busca de reciclagem no site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Digite seu CEP e escolha Churrasqueira a Gás. Eles irão mostrar todos os endereços onde você pode deixar o equipamento.

É importante lembrar que, caso a churrasqueira a gás não esteja com defeito, você pode doar para alguma pessoa que possa continuar utilizando. Assim você evita o descarte desnecessário. Não deixe na rua, pois você pode ser multado.