Como descartar sabonete antibacteriano

Como descartar sabonete antibacteriano? Posso jogar no lixo comum junto dos resíduos de alimento ou devo ter alguma precaução? Será que sabonete vencida não pode ser utilizado para outra coisa? Neste post trazemos algumas dicas sobre como se desfazer de sabonete antibacteriano que esteja fora da validade ou caso não queira mais utilizar.

Dicas para descartar sabonete antibacteriano

Antes de começar, é importante destacar que o uso de sabonete antibacteriano todos os dias não é recomendado pelos médicos, pois seu uso em excesso elimina a camada hidrolipídica de proteção natural da pele. Ela é a camada favorável aos micro-organismos benéficos para a derme, funcionando como uma barreia para bactérias e fungos perigosos, deixando sua pele vulnerável à infecções e outros problemas. Além disso, até os dias atuais não foram comprovados benefícios do uso deste tipo de sabonete. Deve ser utilizado apenas com recomendação médica.

No caso do descarte, este tipo de sabonete não pode ser reciclado e não deve ser colocado na compostagem, pois poderá estragar seu composto! Também não deve ser reaproveitado, como algumas pessoas fazem com sabonetes comuns, misturando partes de vários sabonetes para transformar em um. Muito menos se já estiver vencido!

Para descarte do sabonete antibacteriano, coloque no lixo comum junto do lixo que será levado pela coleta de lixo para o aterro sanitário. Não existem muitas opções de descarte para este tipo de sabonete.

Como descartar sabonete antibacteriano
Dicas para descartar sabonete antibacteriano

Infelizmente as substâncias químicas corrosivas e ácidas presentes nos sabonetes, inclusive nos que não são antibacterianos, trazem prejuízos graves para a natureza. Poluem águas de rios, lagos e mares para onde são direcionados os esgotos. Também podem matar os animais e plantas local, por reduzirem a oxigenação na água, dificultando sua respiração. Além de destruir a camada protetora externa de muco do peixe, que o protege contra bactérias e parasitas.

Se possível dê preferência para o uso de sabonetes biodegradáveis, sabonetes feitos a partir de fontes naturais como resíduos de cascas de amêndoas, cascas de laranja, óleos extraídos de sementes e aditivos vegetais. Esses tipos de sabonetes se decompõem naturalmente com o tempo e causarão menos impacto na natureza.