Como descartar resíduos de asfalto?

Como descartar resíduos de asfalto que tenho em casa? Devo levar para o aterro sanitário ou tem algum tratamento específico que deve ser feito? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de restos de asfalto, sempre pensando na melhor maneira recente para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas sobre descartar resíduos de asfalto

Dicas sobre descartar resíduos de asfalto
Dicas sobre descartar resíduos de asfalto

Resíduos de asfalto são resíduos de construção na lista da Política Nacional de Resíduos Sólidos e devem ser descartados conforme leis vigentes. Se você tiver muita quantidade de asfalto em casa que queira se desfazer, o mesmo não deve ser colocado na lixeira para ser levado para o aterro sanitário. Asfalto no aterro não irá se desfazer e poderá causar danos ao meio ambiente e trazer prejuízos para gerações futuras.

O recomendado é que seja recolhido por empresa de entulho especializada, e eles irão realizar o descarte conforme especificado em lei. Algumas dessas empresas podem até reaproveitar o asfalto em outras atividades ou até realizar a reciclagem para reutilização.

Separe o resíduo de asfalto de outros lixos que esteja misturado, inclusive de concreto ou terra. Depois entre em contato com a empresa para que eles recolham na sua casa. Existe cobrança para este tipo de serviço, portanto pergunte antes de solicitar a coleta.

Caso não saiba onde ficam as empresas de entulho da sua cidade, tente contato com a Prefeitura de onde mora, pode ser que eles possuam o registro de algumas empresas. Outra opção é entrar em contato com algum trabalhador de construção, que eles possuem contatos de locais de descarte de entulho.

Você também pode buscar no Google algo como: descarte de asfalto CIDADE ESTADO. Substitua pela cidade e estado onde mora, que aparecerão empresas especializadas nos resultados. Mas sempre ligue para o local e busque informações sobre a empresa, para não correr nenhum risco.

Se não houver empresa que faça este serviço onde mora, procure descartar em aterro sanitário próprio para estes tipos de resíduos, pois não deve ser colocado junto de resíduos orgânicos.