Como descartar aparelho de dente? Posso jogar o aparelho ortodôntico no lixo comum junto de restos de alimentos ou será que eles podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de aparelhos de dente, sempre pensando na melhor maneira para evitar a destruição do meio ambiente.
Dicas para descartar aparelho de dente
Os aparelhos de dente ou aparelhos ortodônticos podem conter partes de metal (aço inox), cerâmica, partes plásticas, de acrílico e elástico. Normalmente são feitos para durar anos, com materiais que podem suportar as tensões do uso regular no tratamento.
Se seu aparelho está em boas condições, você pode devolver o aparelho para seu dentista. Muitos dentistas possuem programas de reaproveitamento de aparelhos usados ou participam de reciclagem de aparelhos. Verifique se seu dentista participa de algo parecido, assim você evita o descarte desnecessário.
Caso seu dentista não possua este tipo de serviço, procure alguma instituição que receba aparelhos para doação. Uma dica para encontrar é buscar no Google algo como “doação aparelho ortodôntico NOME CIDADE”, removendo as aspas e substituindo pelo nome da cidade onde você mora. Busque informações sobre o local, antes de ir até lá, para ter certeza que são pessoas idôneas.
Apesar dos aparelhos serem feitos com materiais que podem ser reciclados, a separação desses materiais não é simples, o que acaba impossibilitando sua reciclagem. Existem alguns estudos no Brasil sobre a reciclagem de braquetes do aparelho ortodôntico, mas não encontramos empresas que fazem este tipo de serviço no país. Portanto, caso não tenha ninguém para doar, infelizmente, separe o aparelho junto do lixo da cozinha ou do banheiro, para ser recolhido pela coleta de lixo da sua cidade.
Como são feitos de materiais duráveis, levam centenas de anos para se decompor na natureza, trazendo prejuízos para gerações futuras, podendo causar danos à fauna e flora local.