Como descartar micro-ondas

Como descartar micro-ondas? O que devo fazer com o microondas antigo, que esteja quebrado ou não? Pode jogar no lixo comum para levarem para o aterro sanitário ou é prejudicial ao meio ambiente? Explicaremos abaixo as melhores formas de descarte de micro-ondas.

Como descartar micro-ondas

O mais importante é que o micro-ondas pode sim ser reciclado, portanto o último local que você deve jogá-lo é no lixo comum pois contém metais pesados prejudiciais ao meio ambiente, contaminam o solo e a água.

Suas partes de plástico, metal e vidro, até as placas eletrônicas, podem ser recicladas. Além disso várias empresas que recolhem lixo nem levam este tipo de equipamento.

Caso o eletrodoméstico ainda esteja bom para uso, não jogue fora, procure alguma pessoa para doar ou alguma instituição da sua cidade. Até mesmo algumas assistências técnicas aceitam doação de micro-ondas para serem revendidos por eles.

Não encontrando opção para doar ou se o micro-ondas estiver quebrado, então procure um posto de reciclagem específico para micro-ondas.

Como descartar micro-ondas
Como descartar micro-ondas? É reciclável?

Caso não saiba o local na sua cidade, basta entrar em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas. Se não houver opção de reciclagem, pergunte na própria prefeitura onde deve fazer o descarte do equipamento.

Não existe logística reversa para micro-ondas?

Na logística reversa você devolve o equipamento para o fabricante e ele irá fazer o descarte consciente. Infelizmente as marcas do Brasil não possuem este tipo de serviço para micro-ondas.

O que você pode tentar é entrar em contato com a assistência técnica da marca do seu equipamento para saber se eles aceitam a doação do equipamento para eles fazerem o descarte ou reaproveitarem.

Existem algumas dicas de reaproveitamento para usar como jardineira ou caixa de correio, mas deve-se remover a placa eletrônica, por isso deve-se ter muito cuidado!

Deixe um Comentário