Como descartar borra de café

Como descartar borra de café? Pode jogar borra de café pelo ralo ou é perigoso de entupir a tubulação? Qual melhor maneira de descarte de borra café para o meio ambiente? Explicaremos abaixo o que fazer e se é possível reaproveitar a borra de café usada.

Como descartar borra de café

Nunca jogue a borra de café pelo ralo da pia ou na privada! Esta é a dica principal, pois a borra se acumula causando entupimento! Se na sua casa tiver fossa séptica, a borra também pode causar problemas pois a borra não se dissolverá no tanque!

Como a borra de café é um lixo orgânico, ela pode ser aproveitada de várias outras maneiras.

Adubo para plantas específicas

A borra de café pode sim ser utilizada como adubo para plantas, mas tenha atenção! Ele irá deixar o solo ácido, portanto só é recomendada para plantas que gostam de solo ácido como azaléias ou camélia, magnólia, rododendros e outras.

Como descartar borra de café, adubo
Como descartar borra de café, adubo

A borra de café além de acidificar o solo, também irá adicionar nitrogênio, o que é muito benéfico para a planta. Mas se o solo já for rico em nitrogênio, este nitrogênio extra poderá atrapalhar o crescimento de flores e frutos. Além disso ela também adiciona cafeína no solo, que pode atrapalhar o desenvolvimento a planta.

Se decidir usar borra de café adicione na compostagem e em pouca quantidade.

Remover cheiro ruim

A borra de café usada pode ser espalhada em um tabuleiro e deixada para secar no ar livre. Depois de seca coloque em potinhos e espalhe pela casa para tirar mau cheiro. Ela pode ser colocada inclusive dentro da geladeira para puxar o cheiro ruim.

Remover arranhões de madeiras escuras

O pó de café usado é bom para esconder arranhões em móveis de madeira principalmente de madeira escura. É só esfregar o pó de café úmido mesmo, fazendo movimentos gentis em cima dos arranhões. Deixe por uns 15 minutos. Depois remova o pó com uma toalha.

Outra maneira é mistura uma colher de sopa da borra de café com uma colher de chá de azeite. Depois aplique no móvel usando algodão, deixe uns 15 minutos e limpe com a toalha.

Lixo comum

Não sendo útil as dicas acima, então você pode jogar no lixo comum da cozinha com outras comidas, pois serão levados para o aterro sanitário e irão sofrerão decomposição com o tempo.

Mitos sobre a borra de café

Não existem provas suficiente sobre a eficácia da borra de café no combate ao mosquito da dengue. Portanto não adianta espalhar pela água na planta que não vai adiantar nada.

Também não existem provas científicas de que a borra de café clareia a pele, que reduz celulite ou diminui as rugas.

Deixe um Comentário