Como descartar cartões plásticos

Como descartar cartões plásticos? Os cartões de débito e de crédito podem ser reciclados? Prejudicam o meio ambiente se forem jogados no lixo comum? Abaixo explicaremos sobre as melhoras formas de descarte de cartões plásticos.

Como descartar cartões plásticos

Tanto os cartões de crédito quanto os cartões de débito são feitos de plástico PVC, um tipo de plástico que pode levar mais de 500 anos para se decompor na natureza.

O bom é que os cartões de plástico podem sim ser reciclados, eles são primeiramente triturados, derretidos e depois transformados em placa de plástico. Esta placa pode ser utilizada para fabricação de cadeiras, tubos de PVC, outros cartões, baldes, pranchetas e vários outros produtos de plástico.

Como descartar cartões plásticos
Como descartar cartões plásticos

A Porto Seguro Cartões disponibiliza a máquina Papa Cartão em algumas cidades brasileiras. Nela ao colocar o cartão, o mesmo é imediatamente inutilizado sendo picotado em segundos, de maneira que possa ser utilizado na reciclagem. Confira nesta página as cidades que possuem esta máquina.

Se na sua cidade não existir este tipo de máquina para coleta de cartões, então procure na prefeitura se existe algum posto de reciclagem que aceite cartões. Antes de levar seu cartão, quebre-o e leve ao local para ser reciclado, quebre principalmente na tarja e no chip.

Nas cidades que não possuírem esta máquina, existe a possibilidade de devolução do cartão na sua agência bancária, assim o próprio banco fica responsável pelo descarte consciente.

Reaproveitamento com cartões de crédito velhos

Outra opção para quem não quiser jogar os cartões fora, é fazer artesanato com eles. Algumas dicas de coisas que você pode fazer:

  • organizador de fone de ouvido;
  • organizador de linhas e agulha;
  • suporte para celular;
  • palhetas para tocar violão ou guitarra;
  • enfeitar porta retrato antigo;
  • tampa para pilha do controle remoto;
  • bracelete ou pulseiras com partes do cartão cortado.

O vídeo abaixo mostra alguns destes reaproveitamentos:

Deixe um Comentário