Descartar vidro de esmalte vazio ou esmalte vencido

Como descartar vidro de esmalte vazio e esmalte vencido corretamente? Quando seus esmaltes acabam você costuma jogar o vidro direto no lixo da cozinha ou do banheiro? Ou algum esmalte venceu e você decidiu jogar tudo fora junto? Será que o esmalte é prejudicial ao meio ambiente? Veja agora as melhores maneiras de descartar os vidros de esmalte vazios e com esmalte vencido.

Como fazer descarte de esmalte vencido?

Infelizmente os esmaltes possuem produtos tóxicos que podem contaminar o meio ambiente se infiltrando no solo e contaminando a água, até quando incinerados geram gases tóxicos! No Brasil ainda não exite local para reciclagem de esmalte por isso é muito importante saber como descartar esmalte vencido corretamente.

A melhor maneira de descartar esmalte vencido é entrando em contato com a fabricante pode ser que eles aceitem o produto de volta e façam o descarte consciente. A Avon aceita é uma das empresas que aceita. Caso não esteja vencido e você não queira mais usar, doe para algum amigo ou familiar.

Três esmaltes com montanha no fundo, como descartar vidro de esmalte
Descartar vidro de esmalte vazio ou esmalte vencido

Se não tiver como doar, vire o conteúdo líquido do esmalte em um pote com tampa e feche bem, depois pode jogar no lixo comum da casa. Mas é importante embalar bem, do mesmo jeito que faz com óleo de cozinha.

Outra opção é deixar o vidro sem tampa para secar o esmalte. Depois que estiver seco, tampe com bastante força e jogue no lixo comum. Como ele estará duro não irá contaminar o solo.

E como descartar o vidro do esmalte?

Os vidros de esmalte podem ser reciclados. Mas antes de levar para o posto de coleta de reciclagem limpe a embalagem. Coloque removedor de esmalte dentro do vidro, tampe e agite bem. Jogue fora jogando em cima do jornal, coloque mais removedor dentro e agite. Jogue o restante novamente em cima do jornal e descarte o jornal no lixo. Passe algodão para ajudar a remover qualquer vestígio de esmalte.

Depois pode entregar no posto de reciclagem mais próximo de sua casa. Ou deixe em separado junto com produtos de vidro que serão recolhidos pela coleta da sua cidade.

Portanto para descartar vidro de esmalte limpe-o antes de enviar para reciclagem e para descarte do líquido tente devolver ao fabricante responsável, é a maneira mais segura de descarte.

Deixe um Comentário