Como descartar medidor de glicose

Como descartar medidor de glicose, glicosímetros? Tem que jogar no lixo comum ou será que pode ser reciclado com lixo eletrônico? Já falamos aqui sobre o descarte de lancetas. Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de medidor de glicose, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar medidor de glicose

O glicosímetro é um aparelho portátil usado para conferir o nível de glicose no sangue. São aparelhos eletrônicos que utilizam pilhas ou baterias em seu interior. Portanto não é recomendado o descarte no lixo comum, é um produto que irá se acumular no aterro sanitário levando anos para se decompor. Além disso, possui partes com circuitos que podem causar contaminação da fauna e flora local.

Caso o medidor ainda esteja funcionando e você queira apenas trocar por um mais novo, recomendamos doar o equipamento para algum conhecido, vizinho ou alguém que necessite do aparelho. Se não souber de ninguém que queira, verifique em farmácias, hospitais, clínicas ou assistências técnicas especializadas em produtos médicos. Alguns desses locais aceitam este tipo de doação e podem repassar o glicosímetro para outra pessoa.

Não havendo alguém para doar, entre em contato com o fabricante do produto. Alguns equipamentos eletrônicos no Brasil possuem opção de logística reversa. Na logística reversa, você envia o equipamento usado para o fabricante, e eles ficam responsáveis pelo descarte correto do produto. Apesar do glicosímetro não estar na lista de produtos eletrônicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), não custa nada verificar se o fabricante do seu equipamento disponibiliza o serviço.

Como descartar medidor de glicose, monitor
Dicas para descartar medidor de glicose

Se não existir opção de logística reversa, recomendamos verificar a disponibilidade de reciclagem de eletrônicos na sua cidade. Caso não saiba se existe, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro desses tipos de empresas.

Evite ao máximo jogar no lixo comum que é levado para o aterro. Como especificamos no início do post, o medidor de glicose é um produto eletrônico com partes de plástico e metal. Vai levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras.