Como descartar lixo eletrônico em Petrópolis

Mora na região serrana do Rio de Janeiro? Talvez este post tenha utilidade para você. Nós trazemos informações sobre onde e como descartar lixo eletrônico em Petrópolis, uma das maiores cidades da região.

Cada vez é mais comum trocarmos de computador, tablet, celular. Em alguns casos, passamos adiante os aparelhos para outras pessoas. Mas e quando ele está com algum defeito e não tem mais nenhuma utilidade? Será que podemos jogar tudo diretamente no lixo?

A resposta é não!

Todo e qualquer lixo eletrônico, assim como os remédios, devem ser descartados com cuidado e em local apropriado. Produtos eletrônicos possuem substâncias tóxicas que podem contaminar solo e água.

Por exemplo, quando você joga uma pilha descarregada no lixo de casa, quando este é recolhido pela empresa da sua cidade, vai parar nos lixões. Lá em contato com o solo, esta pilha acaba liberando substâncias altamente tóxicas que podem trazer doenças também para quem mexe com este lixo.

Onde e como descartar o lixo eletrônico em Petrópolis

Se você mora na maior cidade da região serrana do Rio de Janeiro, felizmente tem um local onde pode descartar lixo eletrônico com segurança.

O CERT (Centro de Excelência e Referência Tecnológica) é o responsável por recolher, fazer uma triagem e descartar este material da maneira correta.

O que você pode descartar no CERT em Petrópolis:

O local recebe pilhas, baterias de celulares, câmeras fotográficas, celulares e smartphones, computadores, notebooks, impressoras, teclados, mouses, monitores, microfones, estabilizadores, roteadores, aparelhos de telefone sem fio.

Todo o material passa por uma triagem para saber o que ainda pode ser reciclado, recuperado ou reaproveitado. Por muitas vezes computadores foram restaurados e encaminhados para utilização no poder público. O que não puder ser aproveitado é encaminhado para São Paulo para ter o seu descarte regular.

Como proceder para descartar lixo eletrônico em Petrópolis

Basta encaminhar o material (tanto empresas como pessoas físicas) para o CERT, que fica localizado na Rua Bingen, 520. O funcionamento é de segunda à sexta, sempre das 09 às 18 horas. Exceto feriados.

É importante fazer o descarte correto de eletrônicos para evitarmos problemas a longo prazo no meio ambiente.

Deixe um Comentário