Como descartar areia de gato

Como descartar areia de gato? Qual a maneira correta de jogar areia de gato suja fora, pode jogar no vaso sanitário da casa? Será que pode causar problemas para o meio ambiente? Veja agora o que fazer com a areia de fezes dos gatos.

Como descartar areia de gato

O ideal é não jogar nunca no lixo da cozinha nem lixo do banheiro, pois pode ser perigoso para sua saúde, devido às bactérias presentes nas fezes do animal. Também não jogue a areia pelo vaso sanitário, mesmo que seja sílica ou produto biodegradável, pois irá causar entupimento no sistema de encanamento.

Se possível compre sacos biodegradáveis e coloque as fezes dentro, amarrando bem, para evitar que as bactérias saiam da sacola e contaminem o ambiente. Atenção! Se a areia for argila poderá ficar pesado, portanto o ideal é colocar em dois sacos ou algum saco mais grosso, que não possa furar.

Depois que estiver bem ensacado pode colocar em uma lixeira que tenha tampa para evitar que outros animais rasguem o saco e espalhem o conteúdo.

O lixo deverá ser levado para o aterro sanitário junto com outros lixos da casa. Infelizmente as areias de gato feitas de argila, sílica e outros conteúdos não se desfazem com o tempo, não degradam, e vão contribuir para poluição do meio ambiente.

Como descartar areia de gato
Como descartar areia de gato, é reciclável? Pode jogar no vaso?

Quem quiser ajudar a preservar o meio ambiente, dê preferência para a areia de gato biodegradável, também conhecida como “areia verde” por ser feita de madeira ou de vegetais, que se degradam com o tempo. Descarte colocando em sacolas biodegradáveis, assim você terá certeza que eles desaparecerão com o tempo no aterro sanitário.

Nunca jogue areia de gato com fezes no vaso sanitário!

É muito importante frisar isto pois as fezes do gato pode conter o parasita Toxoplasma gondii causador da toxoplasmose. É um parasita que sobrevive ao tratamento de águas de esgoto, ou seja, ele não morrerá ao ser jogado no vaso e ainda irá contaminar a água que nós bebemos.

A toxiplasmose está associada a vários defeitos congênitos e danos cerebrais em bebês, por isso deve-se ter muito cuidado. Além disso também é perigoso para a vida marinha.

Fazer compostagem com areia biodegradável?

Você até pode fazer composto com a areia biodegradável, mas é importante ter certeza que ele irá aquecer a 45°C ou mais, se você não tiver como fazer a compostagem chegar à esta temperatura, não tente fazer, pois será perigoso para saúde. É preciso fazer um tratamento especial na areia de gato.

2 Comentários


  1. Boa tarde,
    Tem outros artigos na internet a aconselhar a descartar sempre as fezes dos gatos no vaso sanitário e não no lixo. Pelo que fica confuso entender afinal qual a melhor pratica…

    Responder

    1. Olá Andreia
      Algumas areais biodegradáveis avisam no rótulo da embalagem que podem ser descartadas no vaso pois não acumulam correndo o risco de entupir a tubulação. Mas mesmo assim elas podem carregar o parasita que fica nas fezes do gato, se ele estiver com a doença. Caso não tenha outra opção de descarte, jogue no vaso, desde que a areia seja própria para isso.

      Responder

Deixe um Comentário